segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Como construir. ...

Bom dia vizinhos como vcs estão? Espero que bem.  Hoje gostaria de falar sobre uma duvida de muitas pessoas, construir por conta ou fazer um financiamento.  E ai vai meu ponto de vista.
Primeira coisa que vocês devem fazer é sentar e conversar bastante. Primeiro qual é o prazo que vocês querem estar dentro da casa, um ano? Três anos? Vocês pagam aluguel? E ver se vocês se enquadram no grupo dos apressadinhos ou pacientes.
Segundo, façam suas contas e veja quanto sobra do orçamento para investir na casa.  Esses dois fatores são decisivos para vocês decidirem o que é melhor.
Feito isso vamos as possibilidades:
1- se vocês tem um orçamento para investir maior que mil reais por mês e não tem pressa para mudar você deve construir por conta, pois no fim sairá mais barato e dentro de uns três anos mais ou menos vocês podem estar se mudando.  Pros:sairá bem mais barato. Contra:a demora.
2- se você esta com pressa de mudar e paga aluguel. Você deve fazer um financiamento, pode ser um construcard ou um empréstimo, porém consulte bem e escolha o que tem taxas de juros menores e que caiba no seu orçamento, para que não vire uma bola de neve. Pros: você pode estar com a casa pronta em até seis meses. Contra: muito juros, você pode ficar pagando por muitos anos e no final o valor ser o de duas construções, dependendo do que você escolha pode ter muita burocracia.
3- se você não tem pressa mas seu orçamento é apertado sobrando menos de mil reais pode ser difícil construir por conta ou então demorar mais de dez anos para terminar.  Então eu indicaria um consórcio, pois você paga parcelas iguais ao financiamento mas não tem juros, só uma taxa de vinte por cento para entrar nele e caso você descole uma graninha, pode dar como lance e apressar as coisas.  Pros : no final você só paga vinte por cento a mais, só pagará por quinze anos, pode ser contemplado no começo e pegará a grana para fazer a obra até o fim. Contra : sem lance voce pode ter que esperar até quinze anos, se o terreno ta financiado dificilmente você conseguirá pois umas das exigências é deixar um imóvel alienado para o caso de calote.
4-agora se você tem um orçamento entre dois e três mil reais e está com pressa, eu te indico uma construtora que tem prazos pequeno de até seis meses para entregar, taxas menores que financiamento e parcelas que caberão no seu bolso.  Pros : não ter dor de cabeça com pedreiro e construção, só ir escolher o acabamento.  Contra : tem que escolher muito bem a construtora para depois não ter eventuais dores de cabeça como serviço mal feito ou material de péssima qualidade.
Independente do que vocês escolham pense bem e siga o combinado até o fim por que se não o barato sai caro.  Por exemplo fizemos um empréstimo de 40 mil que era para pagar o pedreiro e combinamos que o material pagaríamos parcelado, quando fomos compra a primeira leva de materiais que dava mais de quatorze mil e vimos que se comprassemos a vista teríamos um desconto de três mil reais, crescemos os olhos e gastamos o dinheiro com material.  Conclusão o dinheiro que era só para o pedreiro se foi e só sobrou as parcelas de mil por mês.  Por isso eu digo escolham o que acharem melhor e não mudem no meio do percurso.